quinta-feira, 14 de junho de 2012

Corpo Místico de Cristo. (Igreja Católica Apostólica Romana)

Corpo Místico de Cristo:

 São Paulo usa a imagem de corpo para indicar a união de Cristo com os cristãos, frisando que a diversidade dos membros não impede a admirável unidade do conjunto; e o mesmo apóstolo fala de Cristo prolongado através dos cristãos, que são seus membros: os cristãos formam um só corpo em Cristo e são membros uns dos outros: ‘’ Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.
(Romanos 12,4-5)’’.

 Os cristãos são o corpo de Cristo e cada um é um de seus membros. Léia com atenção:
‘’ Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos formassem um só corpo, assim também é Cristo. Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, querem judeus, querem gregos, quer escravos querem livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Porque também o corpo não é um membro, mas muitos.[1] Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. E se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fosse um só membro, onde estaria o corpo? Agora, porém, há muitos membros, mas um só corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós[2]. Antes, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; e o membro do corpo que reputamos serem menos honrados a esses revestiu com muito mais honra [3]; e os que em nós não são decorosos têm muito mais decoro, ao passo que os decorosos não têm necessidade disso. Mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dele, para que não haja divisão no corpo[4], mas que os membros tenham igual cuidado uns dos outros[5]. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros. (I Coríntios 12,12-27)’’.

 ‘’ Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza como também Cristo à igreja[6]; porque somos membros do seu corpo. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e será os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja. (Efésios 5,29-32)’’.

 Nós passamos a fazer parte do corpo místico de Cristo através do Batismo:

‘’ Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito. (I Coríntios 12,13)’’.

 Passamos a fazer parte do corpo de Cristo também através da Eucaristia:

‘’Porventura o cálice de bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Pois nós, embora muitos somos um só pão, um só corpo; porque todos participamos de um mesmo pão. (I Coríntios 10,16-17)’’.

 É uma união real como o é a união do corpo com os membros:

‘’ Ou não sabeis que o que se une à meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque, como foi dito, os dois serão uma só carne. (I Coríntios 6,15)’’.

‘’Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito. (I Coríntios 12,12-13)’’.

‘’ porque somos membros do seu corpo. (Efésios 5,30)’’.

 O corpo de Cristo é a Igreja, e Cristo é a cabeça desse corpo místico:

‘’ que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas. (Efésios 1,23)’’.

‘’ porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. (Efésios 5,23)’’.

‘’também ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, porque aprouve a Deus que nele habitasse toda a plenitude, e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus. A vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis, se é que permaneceis na fé, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro. Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja[7]; (Colossenses 1,18-24)’’.

‘’ e não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus. (Colossenses 2,19)’’.

Todo o corpo recebe unidade da cabeça:

‘’ E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor. (Efésios 4,11-16)’’.

‘’ e não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus. (Colossenses 2,19)’’.

 Em Cristo somos membros uns dos outros:

‘’ Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros. (Romanos 12,4-5)’’.

 Por todos esses motivos que nós Católicos afirmamos que só há salvação na Igreja Católica, pois, ela é o corpo de Cristo e fora dele você não pode ser Salvo. Muita gente peca gravemente quando diz: Não é a Igreja que salva, quem salva é Jesus! Essas pessoas esquecem que a Igreja é o corpo de Cristo, ou seja, ela é o próprio Cristo que age através de todos os seus membros.


[1]  Somos todos membros do corpo de Jesus Cristo.
[2]  Jesus Cristo é a cabeça do corpo, e nós somos os demais membros, formamos uma só intercessão, porque o corpo age inteiramente diante de Deus.
[3]  Os membros do corpo de Cristo também merecem ser honrados!
[4]  Não pode haver divisão no corpo. Este foi o erro do inicio do protestantismo. Os protestantes causam divisão no corpo de Cristo. Existem mais de 30.000 denominações de ‘’igrejas’’ protestantes no mundo, e todas elas prega uma doutrina diferente, isso é colocar divisão no corpo de Cristo que é a Igreja. Romanos 16,17-18 proíbe a divisão no corpo de Cristo!
[5]  Temos que estar em pleno acordo, sem divisões. Temos que seguir uma só doutrina!
[6]  Jesus Cristo preza a Igreja porque ela é seu corpo, assim como o homem e a mulher quando se casam formam um só corpo, Cristo é o noivo e a Igreja é a noiva.
[7]  Temos que ter amor pela Igreja, porque ela e seus membros que somos nós são o corpo místico de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário