A Bíblia proíbe o uso de imagens?
Porque o Católico é a favor de imagens dentro da Igreja? Será que isso é permitido? Tem fundamento Bíblico quando se trata de ter imagens na Igreja?
Através deste estudo Bíblico você irá tirar suas duvidas.
1. O que é idolatrar?
O primeiro mandamento condena o politeísmo. Exige que o homem não acredite em outros deuses afora Deus, que não venere outras divindades afora a única. A Escritura lembra constantemente esta rejeição de’’ ídolos, ouro e prata, obras das mãos dos homens’’, os quais ‘’ têm boca e não falam, têm olhos e não vêem... ’’. Esses ídolos vãos tornam as pessoas vãs: ‘’Como eles serão os que o fabricaram e quem quer que ponha neles a sua fé’’ (Sl 115,4-5.8). Deus, pelo contrário, é o ‘’Deus vivo’’ (Jo 3,10) que faz viver e intervém na história.
A idolatria não diz respeito somente aos falsos cultos do paganismo. Ela é uma tentação constante da fé. Consiste em divinizar o que não é Deus. Existe idolatria quando o homem presta honra e veneração a uma criatura em lugar de Deus, quer se trate de deuses ou de demônios (por exemplo, o satanismo), do poder, do prazer, da raça, dos antepassados, do Estado, do dinheiro etc. ‘’Não podeis servir a Deus e ao dinheiro’’, diz Jesus (Mt 6,24). Numerosos mártires morreram por não adorar ‘’a Besta’’, recusando-se até a simular seu culto. A idolatria nega o Senhorio exclusivo de Deus; é, portanto, incompatível com a comunhão divina.
A vida humana unifica-se na adoração do Único. O mandamento de adorar o único Senhor simplifica o homem e o livra de uma dispersão infinita. A idolatria é uma perversão do sentimento religioso inato do homem. O idólatra é aquele que ‘’refere a qualquer coisa que não seja Deus a sua indestrutível noção de Deus’’.
A idolatria é trocar Deus por outro deus ou outro ser. Idolatrar é fazer um deus ou qualquer outra coisa ser acima de Deus.
2. Deus proíbe o uso de imagens?
Deus proíbe SIM o uso de imagens, mas temos que saber qual tipo de imagem. Em Êxodo 20,4 diz: ‘’Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. ’’
Muitas pessoas dizem que nesta passagem, Deus proíbe fazer imagens de Santos.
Vejamos:
Primeiro Ele proíbe fazer imagem daquilo que estar encima no Céu. Muitos dizem que não podemos fazer imagem dos Santos que habitam o Céu, mas se afirmarmos isso estaria em uma contradição, pois, o próprio Deus teria sido contraditório, pois, Ele mesmo disse: E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... (Gênesis 1,26)’’.
E também disse Deus: Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a... (Gênesis 1,28)’’.
Se, somos imagens de Deus e Deus mandou que nós se multiplicássemos, nós estaríamos fazendo novas imagens de Deus e assim estaríamos pecando e fazendo Deus ser contraditório.
Se tiver imagens fosse proibido, e fosse ato de idolatria, o templo de Salomão era um templo idolatra, pois a Bíblia diz: ‘’até o espaço em cima da porta para a câmara interior, por dentro e por fora. E em todas as paredes em redor, por dentro e por fora, tudo por medida. Havia querubins e palmeiras de entalhe; e havia uma palmeira entre querubim e querubim; e cada querubim tinha dois rostos, de modo que o rosto de homem olhava para a palmeira de um lado, e o rosto de leão novo para a palmeira do outro lado; assim era pela casa toda em redor. Desde o chão até acima da entrada estavam entalhados querubins e palmeiras, como também pela parede do templo. (Ezequiel 41,17-20)’’.
A Bíblia proíbe sim o uso de imagens, mas de imagens de outros deuses, e de ídolos. Idolatria é quando você ama a alguém mais do que a Santíssima Trindade, nós Católicos não adoramos Maria, porque nós não a amamos mais do que a Trindade. Maria é honrada como Mãe de Deus[1], porque ela é a Mãe de Jesus. Jesus é Deus!
Temos imagem, assim como no templo de Salomão tinha. Não para adorar e sim para ser venerada e como forma de representação. A imagem nos convida a contemplar o mundo espiritual. A imagem ajuda a evangelização, para que nós através da imagem possamos imaginar como deve ser o mundo espiritual.
‘’ Pelo que o povo veio a Moisés, e disse: Pecamos, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor para que tire de nós estas serpentes. Moisés, pois, orou pelo povo. Então disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente de bronze, e põe-na sobre uma haste; e será que todo mordido que olhar para ela viverá. Fez, pois, Moisés uma serpente de bronze, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, tendo uma serpente mordido a alguém, quando esse olhava para a serpente de bronze, vivia.
(Números 21,7-9)’’.
Moisés intercedeu pelo povo, e Deus ordenou Moisés para fazer uma imagem de uma serpente de bronze, para que todo aquele que fosse mordido pelas cobras que estavam matando as pessoas naquele momento, olhasse para a serpente de bronze e fosse curado.
Porque Deus não curou logo aquela gente? Porque que o povo só era curado se olhasse para a imagem?
Deus utiliza a imagem para ser um instrumento de sua graça. Deus é onipotente, Ele não precisava fazer uma imagem para fazer o milagre, então porque Ele fez?
Para provar que Ele não proíbe a fabricação de imagens que faça as pessoas contemplarem o mundo espiritual. A Bíblia proíbe a fabricação de Ídolos e de imagens de outros deuses, e não a dos Santos!
Na passagem de ‘’Ezequiel 41,17-20’’ diz que tem imagem até de uma pessoa.
Para provar mais uma vez que Deus não proíbe a fabricação de imagens, vejamos o que o Novo Testamento fala disso:
‘’E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna. (João 3,14-15)’’.
A pergunta é... Como Moisés levantou a serpente? Em forma de imagem pendurada em um madeiro! > Números 21,7-9.
Agora veja que a passagem de João 3,14-15 diz: COMO Moisés levantou a serpente no deserto, assim IMPORTA QUE O Filho do Homem SEJA LEVANTADO...
Conclusão: Deus não proíbe imagens!
O que Deus proíbe é imagens de ídolos, ou outros deuses!
‘’Porque eis o que diz o Senhor: ‘’Aos eunucos que observarem meus sábados que escolherem o que me é agradável, e se afeiçoarem à minha aliança, Eu darei na minha casa e dentro de minhas muralhas um monumento e um nome de mais valor que filhos e filhas; eu lhes darei um nome que jamais perecerá. (Isaías 56,4-5)’’.
Nosso Senhor Jesus Cristo, nossa Senhora sempre Virgem Maria e todos os Santos merecem e devem ser venerados, e terem seus memoriais dentro da casa de Deus.
Mas muita gente condena o ato de se ajoelhar diante de uma imagem. Dizem que o ato de se ajoelhar é um ato de adoração.
Se o ato de se ajoelhar fosse um ato de adoração, Ló sobrinho de Abraão era um idolatra. Vejamos:
‘’ Â tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Ló estava sentado à porta de Sodoma e, vendo-os, levantou-se para recebê-los; prostrou-se com o rosto em terra (Gênesis 19,1)’’.
Está ai a prova que se ajoelhar não é adorar, até porque se ajoelhar-se diante de uma imagem fosse proibido e ato de idolatria, ninguém poderia se ajoelhar no Templo de Salomão, pois, lá era inteiramente coberto de imagens, de qualquer maneira você ficaria diante de uma imagem!
O ato de adoração não vem do se ajoelhar e sim da maneira exagerada de amar algo acima de Tudo.
Quando um fiel se ajoelha diante de uma imagem, ele não está adorando a imagem, e sim respeitando o que ela representa.
Um exemplo: Quando você viaja e fica distante de alguém que você ama, ao pegar uma foto dessa pessoa e a beija esta foto, você ama a pessoa ou o pedaço de papel? Lógico que ama a pessoa! Só que aquela imagem representa aquela pessoa amada, e por causa disso você a beijou.
Outro exemplo: Se um bandido apontasse uma arma para a cabeça de uma pessoa que você ama muito, e você ao ver aquela atitude do bandido, se ajoelha e implora pro bandido não matar essa pessoa, você está adorando o bandido? Lógico que não!
Digo mais uma vez, o ato de adoração não vem do ato de ajoelhar-se e sim de um amor desordenado a um ser que não é Deus. Adorar é colocar um ser que não é Deus acima de tudo!
Na segunda parte da passagem de Êxodo 20,4 diz que não podemos fazer imagens daquilo que está na terra.
Se formos entender essa passagem ao pé da letra, nós não poderíamos ter nenhuma foto de nossos filhos e antepassados, e nenhum tipo de imagem, nem nenhuma pintura de um artista, pois se a Bíblia proíbe fazer imagem do que está na terra, não podemos bater foto!
Não podemos entender essa passagem ao pé da letra, e nenhuma passagem da Bíblia é de interpretação pessoal. Toda a Escritura Sagrada deve ser interpretada pela Igreja, na qual nosso Senhor Jesus Cristo confiou, a dar a autoridade de ligar e desligar coisas na terra e nos céus.[2]
‘’ sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. (II Pedro 1,20)’’.
Nenhum comentário:
Postar um comentário