domingo, 29 de julho de 2012

Fora da Igreja não há salvação!


Professor Felipe Aquino
Doutor em Física pela UNESP e pelo ITA; há trinta e cinco anos é professor universitário e foi Diretor Geral do Instituto de Engenharia de Lorena - da USP-SP.
E-mail:
 felipeaquino@cancaonova.com
Site:
 http://www.cleofas.com.br/
http://www.rccvicosa.com/imagens/professor_felipe_aquino.jpg

O que esta frase quer dizer? Esta sentença é dos grandes Padres da Igreja, como Santo Agostinho (430), São Justino (165), Santo Irineu (200), etc., e mostra que a Igreja é fundamental para a nossa salvação. Como entender esta afirmação? De maneira positiva, ela significa que toda salvação vem de Cristo-Cabeça através da Igreja que é o seu Corpo, explica o Catecismo da Igreja: “Apoiado na Sagrada Escritura e na Tradição, [o Concílio Vaticano II] ensina que esta Igreja peregrina é necessária para a salvação”.
Cristo é o único mediador e caminho da salvação, mas Ele se torna presente para nós no seu Corpo, que é a Igreja. Ele, mostrando a necessidade da fé e do batismo para a nossa salvação [Mc16,16 – “Quem crer e for batizado será salvo...”], ao mesmo tempo confirmou a necessidade da Igreja, na qual os homens entram pelo batismo, como que por uma porta. Diz o Catecismo que:
“Por isso não podem salvar-se aqueles que, sabendo que a Igreja católica foi fundada por Deus através de Jesus Cristo como instituição necessária, apesar disso não quiserem nela entrar, ou então perseverar (LG 14)”. (Cat. §846)
Quando a Igreja nos toca pelos Sacramentos, é o próprio Cristo que nos toca. Jesus disse aos Apóstolos (hoje os bispos): “Quem vos ouve a mim ouve, quem vos rejeita a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou’ (Lc 10,16) . Desprezar a Igreja e seu magistério sagrado, é desprezar a Cristo. Disse o Papa Paulo VI que “quem não ama a Igreja, não ama a Jesus Cristo”.
São Paulo na Carta a S. Timóteo diz que: “Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2,4), e afirma em seguida que: “A Igreja é a coluna e o fundamento da verdade”. (1Tm 3,15)
O Catecismo afirma que: “A única Igreja de Cristo… subsiste na Igreja católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele… (LG 8).” (§870)
A Igreja é apostólica: está construída sobre “Os doze Apóstolos do Cordeiro” (Ap 21,14); ela é indestrutível (Mt 16,18); é infalivelmente mantida na verdade (Jo 14,25; 16,13; §869)
Para manter a Igreja isenta de erros de doutrina “Cristo quis conferir à sua Igreja uma participação na sua própria infalibilidade, ele que é a Verdade.” (LG 12; DV 10).
Mas o Catecismo explica que: “Aqueles, portanto, que sem culpa ignoram o Evangelho de Cristo e sua Igreja, mas buscam a Deus com o coração sincero e tentam, sob o influxo da graça, cumprir por obras a sua vontade conhecida através do ditame da consciência, podem conseguir a salvação eterna”. (§848)

domingo, 15 de julho de 2012

O princípio "Solo Christus" visto por um ex-protestante


O princípio "Solo Christus" visto por um ex-protestante

E-mailImprimirPDF
No tempo em que nos importa viver, no qual os ventos do ecumenismo tornam a soprar cada vez com mais firmeza, não é nada fácil tentar dizer três ou quatro verdades sobre os nossos "irmãos separados". Eu, que durante nove anos de minha vida fui protestante, sei como é estar dos dois lados da cerca. É uma experiência inegavelmente peculiar. Apesar de encontrarmos do lado protestante uma grande maioria que julga que o catolicismo romano não é cristão, do lado católico não observamos com abundância aqueles que colocam em dúvida a natureza cristã do protestantismo. Sem querer valorizar demais, posto que não vale a pena, a opinião anti-católica deste grupo de protestantes, creio ser necessário comentarmos alguns pontos chave para que os católicos em geral, ou pelo menos aqueles que mantém um contato maior com protestantes, reconheçam que deveriam ser menos otimistas quanto à existência de um elemento cristão genuíno no cristianismo protestante.
Desde seu surgimento, na reforma, o protestantismo elaborou uma série de lemas que se tornaram verdadeiros dogmas de fé do cristianismo protestante. Analisaremos um desses lemas, e vejamos o que ocorre na prática.
Solo Christus
A princípio nada haveria de me opor a esta doutrina essencial da fé cristã pela qual reconhecemos que a figura e a pessoa de Jesus Cristo é, por si só, o centro de nossa vida e esperança. Indubitavelmente, sem Cristo não há cristianismo. Contudo, acontece que na Bíblia ocorre uma realidade muito clara: uma vez que Jesus Cristo se encarnou e fundou sua Igreja não podemos mais separar a realidade de Cristo com a realidade da Igreja. A Palavra de Deus é clara neste ponto: A Igreja é o Corpo de Cristo (Cl 1,18). Diz mais: A Igreja é a Sua Plenitude (Ef 1,23). Quem persegue a Igreja, persegue o Cristo (At 9,1-6) e, caso a relação não esteja suficientemente nítida, podemos perceber que a relação entre Cristo e a Igreja é um mistério ao qual São Paulo compara ao mistério da união entre o homem e a mulher (Ef 5,31-32).
Portanto, dizemos a verdade se ensinamos que não pode crer em "Solo Christus" aquele que aceita o Cristo, mas rejeita a Igreja, indissoluvelmente unida a Ele por toda a eternidade. Por isso o Símbolo Niceno-Constantinopolitano afirma em um de seus pontos: "Creio na Santa Igreja Católica e apostólica". Ou seja, desde a antiguidade era demonstrado que a fé ou crença na Igreja era parte da fé cristã. E se o Cristo em pessoa afirmou, sobre o matrimônio, que "o que Deus uniu o homem não separe", mais ainda devemos crer que a união de Cristo com a Igreja está selada eternamente por vontade divina.
Se isto está claro, cabe aqui uma pergunta: atacar a unidade da Igreja não é exatamente o mesmo que atacar o Cristo? É cristão, portanto, dividir o corpo de Cristo em milhares de fragmentos? Ou, pelo contrário, a divisão da unidade do corpo de Cristo não é a arma mais poderosa que satanás poderia se servir durante a história da Igreja?
Quando era protestante, eu via como secundário este assunto de unidade da Igreja e, acima de tudo, sacrificável ao "deus" da pureza doutrinária. Ou seja, a verdadeira doutrina expressa "somente na Bíblia" está um tesouro de muito mais valor que a unidade visível da Igreja de Cristo. Porém não era somente isso. Assim como a imensa maioria dos protestantes, eu tinha um conceito sobre a Igreja que não se acha em lugar nenhum da Bíblia, a não ser através de interpretações torcidas e contorcidas. É o que eu chamo de conceito "docetista" da Igreja, onde se tira a noção de que possa haver uma Igreja visível, organizada e hierarquizada, para se aceitar uma Igreja desorganizada, invisível, pseudo-etérea, sem unidade orgânica real.
Sem muita demora, vejamos o que diz a Bíblia sobre a Igreja:
1-    Cristo deixou muito claro que a unidade dos cristãos deveria ser semelhante à sua unidade com o Pai e que por essa unidade o mundo deveria crer.
2-    A Igreja teria uma hierarquia muito bem definida: apóstolos, entre eles Pedro, o primeiro, e logo os bispos e anciãos (presbíteros).
3-    A Igreja adotaria um sistema de análise chamado Conciliar, tal e como se vê em Atos 15, com o particular fato de que Pedro iniciou os debates sobre os temas em pauta naquele concílio. Além disso, as disposições do Concílio eram de aceitação obrigatória por toda a Igreja.
4-     Os apóstolos eram intolerantes com aqueles que causavam divisões. Encabeçados por Paulo, que teve que se depara com os "denominacionalismos" de Corinto (1Cor 1,10-13). Também ele deu a Tito uma ordem bem clara sobre o que ele deveria fazer com aqueles que causassem divisões. Deveria admoestá-los primeiro e depois expulsá-los da Igreja, porque haviam-se pervertido (Tt 3,10-11). Judas (Jd 19) coloca que os que causam divisão não possuem o Espírito. E, digamos alto e claro, o apóstolo João mostra em 1Jo 2,18-19 que os que saem da Igreja são anti-cristos, ainda que alguns queiram interpretar este versículo de uma forma mais suave.
Bem, alguém deve estar se perguntando: "E o que tem a ver isto tudo com o protestantismo e 'Solo Christus'?". Respondo: Tem tudo a ver! E mais: o protestante que entende esta realidade, se é honesto e inteligente, necessariamente tem de deixar de ser protestante, a menos que queira pecar gravemente contra Deus.
É evidente que um sistema religioso que afirma aceitar inteiramente o Cristo e todo o seu ensinamento, mas que leva em sua essência o vírus mortal da divisão do corpo de Cristo, somente pode ser definida como anti-cristo. Anti-cristã. Não há justificativa alguma ao fato de que o protestantismo tem sido absolutamente incapaz de manter uma unidade eclesial interna minimamente respeitável. Quando os protestantes se insurgem em apontar, com seus tratados e comentários bíblicos, os erros doutrinários do catolicismo, não se dão conta que a simples existência de uma miríade de denominações protestantes independentes umas das outras é, nos seus olhos, uma trave de proporções apocalípticas.
Parece forte dizer isso, mas a verdade é que o protestantismo é a negação de Cristo desde o momento em que, na prática, nega a existência de uma só Igreja de Cristo, com uma só fé, com um só batismo e um só credo. E, negando a existência dessa Igreja, que é o corpo de Cristo, está se negando o próprio Cristo, ainda que inconscientemente. Ponto final!
Se o protestantismo tivesse a capacidade de ter se organizado em uma só denominação, poderíamos hoje contemplar a reforma de um prisma totalmente diferente. Porém, a reforma não foi o que pretendia ser, senão o maior levante de aniquilação da Igreja, com a desculpa de uma verdadeira mudança. Aproveitaram da fraqueza da Igreja da época para tentar destruí-la por completo, mas, graças a Deus, foi na fraqueza que a Igreja despertou com força para novos desafios, ainda que lhe custasse muito recuperar o que havia perdido com a corrupção interna e os desajustes doutrinais e externos.
Para finalizar, ainda me caberia verificar muitas das ramificações desse desastre que é o protestantismo para a cristandade, mas me contentarei em assinalar pelo menos algumas poucas incoerências da agressiva dinâmica dialética que os protestantes usam contra a Igreja Católica:
1-    Os protestantes rejeitam a Igreja Católica por não se basear somente na Bíblia. A verdade é que eles, que dizem basear-se somente na Bíblia, não conseguem chegar a um acordo sobre doutrinas como a Eucaristia, sacramentos, organização eclesial, doutrinas da graça e salvação (calvinismo e arminianismo), etc., etc., etc.
2-    Os protestantes atacam a Igreja Católica por valorizar o papel da Tradição, mas eles mesmos são escravos de suas próprias tradições interpretativas da Palavra de Deus. E, ainda por cima, aceitam grande parte da linguagem e do conteúdo doutrinal que a eles chegou através da...Tradição da Igreja (Trindade, Cânon da Bíblia, Filioque, Pecado Original, Domingo como dia do Senhor).
3-    Os protestantes usam a Bíblia como uma arma contra determinadas doutrinas e práticas católicas, porém nada dizem sobre o que essa mesma Bíblia fala sobre divisões na Igreja, tão presente nas suas igrejas.
4-    Os protestantes atacam a Igreja Católica acusando-na de possuir um sistema de governo ditatorial, porém resulta que boa parte das igrejas protestantes exercem uma tirania a nível denominacional que faria você rir da severidade disciplinar do cardeal Ratzinger.
Por fim, para não estender-me demais, terminarei com uma reflexão. Creio que tanto aqueles que nasceram numa família protestantes como aqueles que saíram da Igreja Católica para o protestantismo deveriam voltar com urgência para a Igreja de Cristo. É incompatível ser de Cristo e pertencer a um sistema religioso que está dividindo continuamente o corpo de Cristo, que nega o princípio da eficácia regeneradora que o Espírito Santo possui na sua condução da Igreja. Muitos protestantes nunca tinham sido defrontados com esta realidade que estou escrevendo. Outros tomaram conhecimento, mas resolveram continuar seguindo suas vidas separados da Igreja, e, portanto, apesar de se revoltarem ao ler isto, separados de Cristo.
É nossa missão evangelizá-los e/ou resistir às suas tentativas de levar católicos da Igreja de Cristo. Sem dúvida, muitos católicos precisam de um contato maior com Cristo, porém este encontro não se dá fora do Corpo de Cristo, nas igrejas protestantes, mas um encontro na Igreja do Cristo verdadeiro.

domingo, 8 de julho de 2012


  Meu Deus no seu infinito amor habita minha pequenez!
Testemunho de Vida. OgAAAH-vbqp5chC_pJudlWH1lwJZN4c2FcSuygXoh74V32Lg71HD5XrJGiax-RbTUhQUUN1qD0Wh8DDVvz0WPsYGC-gAm1T1UIQApZWAtQdAtwIdSL1SNkN5fyr1.jpg
IMG0459A.jpg
 É um prazer enorme eu poder partilhar com vocês sobre minha vida e dar testemunho de como Deus pode transformar uma vida!
 Meu nome é Daniel Silveira Fonteles, nasci dia 01.11.1991 em Fortaleza-Ce.
 Quando recém nascido eu tive uma doença muito forte, uma infecção no meu sangue queria paralisar meu corpo, tive o baço crescido e problemas no fígado, meus pais desesperadamente corriam de hospital em hospital mais todos os médicos diziam que eu ia morrer e que não teria possibilidades para minha sobrevivência, mas isso não fez que meus pais desanimassem nas tentativas de ver seu Filho salvo e curado, nesta atitude de Fé minha mãe rogava a Deus e a Virgem Maria para que eu saísse dessa doença logo no inicio de minha vida, Graças às preces de minha mãe Deus atendeu aos seus gritos de desespero vendo seu filho aos poucos morrer, mais por intercessão da Virgem Maria nosso Senhor Jesus Cristo teve misericórdia e eu conseguir me livrar dessa doença e hoje tenho vinte anos de idade e sou um jovem feliz em Cristo.
 Mas não terminou ainda meu testemunho de vida.
 Com muito carinho meus pais me criaram e fizeram de tudo para eu ser um homem bem sucedido através dos meus estudos, eles pagaram colégios particulares para que eu pudesse querer bem aos meus estudos, mas infelizmente não foi da forma que meu pai queria que eu me comportasse que me comportei. Aos treze anos de idade eu comecei a ter dificuldades na escola por falta de interesse e acabei me envolvendo com más influências que me levaram a fazer coisas erradas e assim fui aos pouco abandonando os estudos e piorando cada vez mais no meu comportamento com meus pais, não respeitava meus pais da maneira correta e queria sair para festas e eles não queriam deixar, mais por teimosia e falta de obediência eu sair pela primeira vez a uma festa de forró e lá eu conhecia algumas meninas e a partir dali eu fiquei viciado em querer sair para festas e conhecer novas pessoas, nesta primeira vez que eu sair um ‘’amigo’’ me ofereceu droga mais eu recusei, pois eu sempre dizia que eu não teria coragem de fazer isso com minha família, às festas foram vindo com freqüência e eu ia saindo, até que um dia eu provei pela primeira vez na cocaína que uma pessoa muito próxima de mim me ofereceu, aquilo me fez ficar preso em uma paranóia diabólica que me fazia sentir um prazer excessivo dentro de meu corpo e me deu umas alucinações em minha cabeça e eu comecei a cheirar cocaína sem limites e eu achei muito boa aquela sensação que eu tinha presenciado fiquei elétrico e queria curtir cada vez mais aquela noite que o demônio tinha tanto esperado.
 A partir daquele dia que usei cocaína pela primeira vez em minha vida comecei a ter curiosidade de conhecer novas drogas e depois eu fumei maconha e eu usei várias outras drogas, eu tive experiência com quase todo tipo de drogas, até mesmo as piores que existe, comecei a beber e a fumar cigarro também.
 Naquele tempo eu não tinha emprego e nem como sustentar o meu vicio, quis ser o maior dentre meus amigos e fundei uma gangue que pixava os muros da cidade e comecei a roubar, eu gostava mais de furtar e comecei a roubar sem controlo e a vender coisas que até mesmo de dentro de casa eu roubava, mas sempre escondi isso de toda a minha família e tentava esconder das pessoas do bairro, mais sempre tinha alguém que sabia e espalhava a noticia que eu estava traficando e roubando e usando drogas.
  Fui crescendo e todos diziam que eu era caso perdido que eu era o pior e que eu nunca ia sair dessa vida errada que eu sempre tive desde meus treze anos de idade.
 Tudo foi acontecendo, muitos amigos fui perdendo pela violência do mundo da criminalidade, presenciei muitas pessoas morrendo por motivos de drogas e quererem ser maior que os outros e assim fui vendo que aquilo não levava a nada.
 Tive problemas de saúde comecei a emagrecer, entrei em uma academia para malhar e ver se eu melhorava meu corpo físico para chamar mais a atenção das mulheres como vi que estava demorando muito o resultado de malhar de forma correta, eu resolvi tomar anabolizantes e tomei uma grande quantidade de um produto chamado ADE, vitamina para cavalo e vários outros tipos de anabolizantes, comecei a crescer e a aumentar de peso, mais durou pouco tempo logo em seguida veio os efeitos colaterais e eu novamente cair de peso e fiquei com problemas de saúde durante um tempo.
 Logo que me mudei para o bairro de Fátima para se sair mais das más influências que eu tinha no bairro que eu morava, no dia 10 de Agosto de 2010 eu me encontrava no quintal de minha casa enquanto eu fumava um cigarro ao olhar para o céu eu escutei o chamado de Deus para minha vida, vi coisas naquele dia que jamais vou revelar com detalhes a ninguém o que eu presenciei naquele lugar e naquele momento. Eu estava com um cigarro na mão eu o apaguei e após ter escutado tudo que Deus queria me dizer eu olhei para o lado e ao ver meu irmão Thiago eu lhe disse: Thiago você acredita em Milagre? Ele me respondeu que SIM, e eu disse para ele naquele momento que nunca mais eu ia ser viciado em nada que me prejudicasse e a partir do dia 11 de Agosto de 2010 eu ia me entregar a Deus, ele sorriu e duvidou daquilo que eu tinha lhe dito.
 No dia 11 de Agosto de 2010 por volta das 15 horas da tarde eu me arrumei e fui avisar minha mãe que eu ia para a Igreja, ela se assustou e disse: Meu filho o que você vai fazer lá? O padre uma hora dessa não deve ta lá! Eu lhe respondi: Mãe eu não vou para falar com o Padre eu vou falar com Deus!
 Sair de casa naquele dia e fui a Igreja de Nossa Senhora de Fátima que se encontra no bairro de Fátima na Av.Treze de Maio aqui em Fortaleza-CE, chegando lá a Igreja estava de portas abertas e não se encontrava ninguém naquele momento ali, eu me ajoelhei e olhei para a imagem de nossa Senhora de Fátima não com ato de adoração a imagem, mais com coração humilde eu naquele momento contemplei o que aquela imagem representava, e reconheci que Nossa Senhora de Fátima poderia me ajudar a me dirigir a nosso Senhor Jesus Cristo com mais facilidade, pois eu estava completamente sujo pelo pecado mais eu estava com coração sincero e com confiança que minha prece seria atendida naquele momento, e em silêncio desabafei tudo que estava machucando meu coração, naquele momento eu não precisei dizer nada apenas com meu silêncio conseguir expressar tudo que com palavras eu não poderia explicar.
 Passei mais ou menos uma hora somente contemplando com meu silencia aquele altar Santo onde Deus estava me esperando, ansioso queria me ver e não estava preocupado com o que eu fiz ou deixei de fazer para Ele o que Ele se preocupava era com o que eu ainda poderia fazer dali para frente, depois me confessei com um sacerdote conforme a Bíblia ensina em Hebreus 5,1-4 e a partir dali minha vida mudou e eu não precisei de nenhuma casa de recuperação e nem tomar nenhum medicamento para superar os apetites do corpo pedindo droga, superei todas as dificuldades com muita Fé e hoje sou o cara mais feliz do mundo e sou muito grato por essa oportunidade que Deus me deu de voltar para a verdadeira casa do Pai!
 Passei seis meses na Comunidade Católica Shalom. Por falta de obediência minha comecei a me iludir pelo protestantismo, sair do Shalom e fui participar de uma seita chamada ‘’Assembléia de Deus’’. Comecei a estudar naquela heresia, dei pregações e palestras no protestantismo, tinha sido convidado por um herege para ser pastor em uma seita nova que ia abrir, mas Deus é fiel. Comecei a estudar o protestantismo e comecei a perceber que lá não era meu lugar e que aquilo estava prejudicando muito minha alma. Passei muito pouco tempo na heresia, hoje estou de volta a Igreja Católica já faz um tempo e hoje eu prego contra as heresias. Existe um documento na internet que tem o seguinte nome: ‘’100 respostas ao Catolicismo’’ . Graças ao bom Deus hoje eu sei defender a Igreja verdadeira Católica Apostólica Romana, eu conseguir com a Graça de Deus rebater as 100 acusações que os hereges protestantes fazem contra a Igreja Católica, já participei de dois debates para que eu pudesse defender a fé Católica. Debati com um pastor que tinha mais de 20 anos de ‘’teologia’’ e com outro que tinha 13 anos de teologia. Graças a Deus e a poderosa intercessão da Virgem Maria eu conseguir dar todas as respostas aos protestantes e defender a fé Católica.
 Se você é alguém que usa drogas, bebi e fuma tenho algo a te dizer, DEUS TEM UMA OBRA NA TUA VIDA!    
 Não desista de superar os seus problemas, tenha fé em Deus e não se preocupe, pois Ele está no controle de tudo, basta você querer!
 E se você conhece alguém que vive em um mundo errado, reze por essa pessoa faça promessas e suplicas NÃO DESISTA, não canse de tentar tira-lo desta vida, pois Deus sabe de todas as coisas e sabe a hora certa de agir!
 Obrigado a todos que me ajudaram principalmente a minha namorada e meus pais e a Comunidade Católica Shalom que me ajudou muito a conhecer a palavra de Deus!
 ‘’ As tentações que vos aconteceram, tiveram medida humana. Deus é fiel; não permitirá que sejais tentados acima das vossas forças. Mas, com a tentação, ele vos dará os meios de sair dela e a força para suportar. (1Coríntios 10,13)’’.
S5004262.JPG
Obrigado Mamãe e Papai!
casamento da Rocilda 064.jpg
 Este foi meu testemunho de vida, de agradecimento a Deus e a todos que me ajudaram sem cessar, hoje me emociono com minha própria história, mas as lagrimas que escorrem em minha face hoje são lagrimas de vitória e felicidade, Graças a meu bom Deus hoje eu sou um vencedor!
 Peço tbm perdão pelos meus erros de português se vocês encontrarem nesse escrito, pois não sou bom em português, parei de estudar e estou voltando agora ainda tenho muitas dificuldades!
 danielsfshalom@hotmail.com